quarta-feira, 8 de março de 2017

ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Ginástica Íntima: o exercício para saúde íntima de toda mulher



  

Você já pensou em malhar seu períneo? Sabe da importância desses músculos e onde se localizam?
  Pois é... Que os exercícios físicos são bons para saúde todos nós sabemos, mas não estamos habituadas a malhar uma musculatura imprescindível para saúde íntima da mulher: os músculos do assoalho pélvico, mais conhecido como períneo.
  O períneo é a região de músculos, fáscias e ligamentos que ficam entre o clitóris e o ânus. Esses músculos possuem importante participação no controle urinário e fecal, no suporte dos órgãos pélvicos, no parto e pós parto; e no prazer sexual.   
 Consequentemente quando a mulher exercita os músculos perineais, ela previne as incontinências urinárias e fecais e também os prolapsos (que são a queda da bexiga, útero ou reto). Além disso, o alongamento desses músculos permite um parto mais rápido, evitando a laceração e a necessidade de episiotomia. Já o seu fortalecimento evita a perda de urina durante a gravidez, problema que atinge, segundo estudos, cerca de 40% das gestantes.
  Além de todos esses benefícios, ao exercitar os músculos perineais a mulher facilita o alcance do orgasmo, já que obtém mais consciência da região genital e aumenta o fluxo sanguíneo e a tonicidade vaginal. Este último promove maior contato entre a vagina e o pênis, elevando os níveis de prazer. Vale ressaltar que o orgasmo feminino é um processo biopssicosocial e que além de músculos perineais saudáveis, a mulher deve ser bem estimulada pelo(a) seu (sua) parceiro(a), conhecer suas áreas erógenas e ter boa cumplicidade e intimidade com o seu (sua) parceiro(a).
  Agora que você já sabe das vantagens de fazer a ginástica íntima, vamos praticar? Vou ensinar os exercícios básicos que podem ser realizados tanto deitada, sentada ou de pé. Para sentir melhor a região perineal, vamos iniciar a execução dos exercícios sentada.

                               Cheerful young friends are having a sit                                     
Primeiro as contrações lentas:
1.     Sente-se confortavelmente em uma cadeira, com os joelhos a 90°;
2.     Coloque suas mãos em cima da barriga para se certificar que você não irá começar o movimento por essa região ou prender o ar durante o exercício;
3.     Contraia seu períneo como fosse prender o xixi e o coco, isto é, contraia o ânus  e  a vagina  ao mesmo tempo de 5  a 10 seg;
4.     Não prenda o ar;
5.     Relaxe pelo mesmo tempo que conseguiu. Ex: se contraiu 5seg, descanse 5seg até a próxima contração;
6.     Realize 10 repetições deste exercício, 3X ao dia (manhã, tarde e noite).
Agora as contrações rápidas. Essas devem ser realizadas com o máximo de força.
   Ainda sentada:
1.     Contraia o períneo (contraia o ânus e a vagina  ao mesmo tempo) e relaxe.
2.     Essa contração é do tipo “contrai e solta”. O relaxamento deve ser de 3 a 5segundos entre as contrações, ok? Não deixe de relaxar!
3.     Você pode usar essa contração no dia-a-dia todas as vezes que tossir, espirrar, agachar, pegar um peso na musculação por exemplo. Vai ajudar  a prevenir  a incontinência urinária de esforço.
4.     Realize 10 repetições deste exercício, 3X ao dia (manhã, tarde e noite).

Pronto!!! Agora é com você! E quando ficar mais fácil passe  a realizar os exercícios de pé.

Mas se você deseja avançar mais ou tem alguma dúvida de como realizar, não hesite em procurar um fisioterapeuta pélvico!!! Existem mais exercícios e com aparelhos e dispositivos que irão ajudar muito na coordenação e fortalecimento dessa região tão importante para saúde íntima feminina.

Feliz Dia Internacional da Mulher!!!

Um bj  a todas, 
Dra Mônica Lopes.

 Me siga nas redes sociais e não se esqueça de se inscrever no canal do Youtube!!!
 https://fb.com/monicalopesmuitoprazer
 
https://twitter.com/monicalopesuro
• monicalopesmuitoprazer@gmail.com
www.youtube.com/monicalopesmuitoprazer




 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário