quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como controlar e identificar os músculos do Assoalho Pélvico?

          
    Os músculos do assoalho pélvico (ou períneo) são responsáveis pelo controle urinário e fecal, pelo suporte dos órgãos pélvicos, pela função sexual e parte da função obstétrica. Apesar disso, 30% das mulheres não conseguem discernir entre seus músculos do assoalho pélvico, o que pode levá-las a contrair outros músculos, como os glúteos, músculos das coxas e abdominais. Abaixo vou dar 3 dicas que a ajudarão a reconhecer esta área tão importante.
   Vamos começar pela identificação de seu períneo. Você conhece esses músculos? Você já viu esta área?
    Se não, chegou a hora de ser apresentada a eles. Atenção às dicas:

1.       Visualize o seu períneo com um espelho
Sentada na beira de uma cadeira e usando um espelho, visualize o seu períneo.  É a área que vai do clitóris ao ânus.
Separe os lábios da vagina e faça uma contração dessa área (contraia o ânus como se fosse prender um gás). Não prenda o ar! 


Conseguiu? Se não, faça o teste abaixo.


2. O Teste "stop pipi"
 Neste teste você irá parar o fluxo de urina quando estiver urinando. Isso não é um exercício, mas um meio para ajudar a identificar a sensação gerada pelos músculos do assoalho pélvico.


Dica: Faça esse teste apenas uma vez por mês para descobrir o nível de controle do seu períneo.


3. Sentindo o seu períneo
  Após lavar as mãos, coloque dois dedos em sua vagina a 3 centímetros de profundidade. Tente apertar seus dedos através da contração dos músculos do assoalho pélvico.  Se nada acontecer ou se a pressão for baixa, pode ser que você não esteja executando o exercício corretamente ou os músculos estão muito fracos.


Dica: Se não houver nenhuma atividade muscular perceptível ou a introdução for dolorosa, procure um fisioterapeuta especializado em uroginecologia (fisioterapia pélvica).

Agora é com vocês! Bom trabalho e até a próxima!




3 comentários:

  1. Adorei a explicação e as dicas de exercícios. Tenho horror de ficar uma velha "mijona":)))

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante seu blog. Parabéns. Sou aluna do quarto período de Fisioterapia e gostaria de saber qual o papel da Fisioterapia no tratamento de mulheres que sofrem com a menopausa.

    ResponderExcluir